top of page

GP do Catar: Piastri leva pole inédita na sprint

Pela primeira vez na temporada, McLaren fará dobradinha em grid inicial, com Norris na segunda colocação. Verstappen, que precisa de três pontos para ser tri neste sábado, largará no terceiro lugar


Globo Esporte

F1 2023: Piastri celebra pole inédita na carreira na classificação para a sprint do GP do Catar — Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images



Se todas as atenções na F1 estão voltadas para o potencial tricampeonato de Max Verstappen no GP do Catar, o prodígio da McLaren Oscar Piastri roubou os holofotes para si neste sábado, ao faturar a pole position da corrida sprint.


Cravando 1m24s454 na bandeirada, o australiano se tornou o primeiro estreante a obter uma pole no formato, e ainda lidera a primeira dobradinha da equipe britânica no ano, com Lando Norris em segundo lugar. Verstappen é terceiro.


A melhor posição de largada do calouro de 20 anos era um segundo lugar no Japão, mês passado. Ele obteve o mesmo feito na classificação sprint da Bélgica este ano.


A última vez da McLaren na posição de honra foi com Norris, na Rússia, em 2021; e a última dobradinha no grid inicial faz mais tempo ainda: GP do Brasil de 2012, com a pole de Lewis Hamilton tendo Jenson Button em segundo.


A sessão é válida apenas para a corrida sprint, cuja largada será logo mais, às 14h30 (horário de Brasília).


Para a prova principal deste domingo, Verstappen já cravou a pole position e largará ao lado de George Russell, da Mercedes. Na classificação sprint, o uso de pneus médios novos é obrigatório no SQ1 e SQ2, mas é permitido calçar pneus macios gastos - ou novos - no SQ3.



2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page