top of page

GP de Las Vegas: Verstappen se recupera de punição e vence

Tricampeão largou da segunda colocação, assumiu a liderança e levou 5s por empurrar Leclerc para fora da pista, mas reverteu sanção para igualar recorde de Vettel. Leclerc e Pérez completam pódio


GE

Max Verstappen vence GP de Las Vegas de F1 2023 e iguala número de triunfos de Sebastian Vettel, 53 — Foto: Mark Thompson/Getty Images



A taxa de conversão de poles positions para vitórias de Charles Leclerc, de 17%, vai ficar ainda menor. Isso porque o monegasco não conseguiu fazer valer a vantagem do lugar de honra no grid inicial, pela quinta vez nesta temporada, e viu Max Verstappen superar uma punição de 5s para vencer o GP de Las Vegas deste domingo.


O piloto da Ferrari, porém, evitou uma dobradinha da RBR na última volta ao ultrapassar Sergio Pérez, vice-campeão mundial de 2023 e terceiro colocado após largar em 11º.


Essa foi a 18ª vitória de Verstappen na temporada 2023, que já é a mais dominante da história com a proporção de triunfos em quase 86% de todo o calendário. A conquista 53 de sua carreira fez o tricampeão igualar o tetracampeão Sebastian Vettel como terceiro maior vencedor de todos tempos.


Verstappen herdou a liderança da corrida ainda na largada, mas foi punido com 5s por empurrar o pole position Leclerc para fora da pista. Cedendo a posição ao rival na volta 16 e cumprindo sua sanção, ele passou 21 voltas longe da briga pelo primeiro lugar.


No entanto, algumas ultrapassagens e a superioridade do conjunto máquina e homem formado pela RBR e Verstappen alçaram o tricampeão ao top 3 e, depois, à briga pela liderança, que recuperou na volta 37. Durante sua ausência, foi seu colega Pérez quem fez frente a Leclerc.


A corrida ainda começou com uma forte batida de Lando Norris na volta 4. A McLaren optou por encaminhar seu piloto para o Centro Médico Universitário de Las Vegas depois de avaliações preliminares no centro médico do Circuito de Las Vegas. Ele já foi liberado do hospital.

Com a vitória, Verstappen vai a 549 pontos no campeonato de pilotos, e Pérez já garante a conquista de seu inédito vice-campeonato, chegando a 273 pontos contra 232 de Lewis Hamilton - com só 26 pontos ainda em jogo na temporada. No Mundial de construtores, a RBR soma 822 pontos enquanto a vice-líder Mercedes, com 293, vê a Ferrari aproximar-se com só quatro a menos no terceiro lugar.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page