top of page

GP de Abu Dhabi: Leclerc é punido e perde dez posições no grid

Pena complica briga da Ferrari pelo título de construtores. Carro do piloto de Mônaco teve a bateria trocada pela terceira vez, e número excede limite definido no regulamento



GE

Charles Leclerc perde dez posições no grid do GP de Abu Dhabi — Foto: Clive Mason/Getty Images



O piloto Charles Leclerc, da Ferrari, foi punido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) com a perda de dez posições no grid de largada para o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. O motivo é a troca de bateria no carro do terceiro colocado do campeonato de pilotos, e a pena pode interferir nas chances ferraristas de título na disputa de construtores.


Esta é a terceira troca de bateria realizada no carro de Leclerc, e apenas duas são permitidas no atual regulamento. Fernando Alonso também trocou o componente, mas apenas pela segunda vez no ano: portanto, está dentro das regras e não será punido.


A perda de posições de Leclerc no grid de largada pode ser crucial na briga pelo título de construtores. Na última etapa da temporada, a Ferrari ocupa a segunda posição e precisa tirar a vantagem da líder McLaren, atualmente em 21 pontos. Os italianos somam 619 pontos, contra 640 dos britânicos. Esse número já foi maior, e os italianos conseguiram reduzir a diferença no GP do Catar.


O campeonato de construtores é muito importante para Ferrari e McLaren por dois motivos: o primeiro e mais importante é a premiação. O bolo financeiro é repartido pelas equipes ao término da temporada de acordo com a posição nesta disputa. Logo, a equipe que for campeã receberá mais que a rival e terá maior capacidade de investimento futura.


Mas não é só sobre dinheiro: Ferrari e McLaren são duas equipes gigantes na F1, mas amargam jejuns incondizentes com o tamanho delas no cenário do automobilismo. A última vitória dos italianos foi em 2008, com Felipe Massa e Kimi Raikkonen como pilotos. A McLaren vive uma seca ainda maior e está desde 1998 sem título. Na ocasião, Mika Hakkinen e David Coulthard dirigiam pela escuderia.


Leclerc liderou o primeiro treino livre, realizado na manhã desta sexta-feira em Abu Dhabi, com o tempo de 1m24s321. Além disso, teve a oportunidade de dividir a pista com o irmão Arthur, 18º colocado. Os dois se tornaram os primeiros irmãos a disputarem uma sessão na Fórmula 1 pela mesma equipe.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page