top of page

GP da Espanha: Verstappen vence, com duas Mercedes no pódio

Hamilton e Russell, segundo e terceiro colocados, não dividiam o pódio desde a vitória do jovem britânico no GP de São Paulo de 2022; líder do campeonato, holandês conquistou terceiro triunfo seguido em 2023


GE

Max Verstappen vence o GP da Espanha — Foto: Reuters


Nadando de braçada rumo ao tricampeonato, Max Verstappen saiu vencedor do GP da Espanha deste domingo, liderando de ponta a ponta após largar da pole position.


O triunfo do holandês, porém, foi acompanhado pelo pódio duplo da Mercedes, que pôs Lewis Hamilton em segundo lugar e George Russell em terceiro. A equipe alemã supera a Aston Martin e assume a vice-liderança do Mundial.


Max agora soma 40 vitórias na carreira, a uma de igualar Ayrton Senna como quinto maior vencedor da história. Este também foi o quinto triunfo do bicampeão em 2023, o terceiro consecutivo após triunfos também em Mônaco, domingo passado, e no GP de Miami.


Até agora, a RBR é a única equipe a ter vencido na F1, faturando todas as sete rodadas já disputadas nesta temporada.


Após largar da quarta colocação, Hamilton conquista seu segundo pódio neste ano, tendo faturado o primeiro ao chegar na segunda colocação no GP da Austrália. Para Russell, é a primeira vez entre os três primeiros colocados na atual temporada.


O resultado é mais um aceno positivo ao "novo" carro da Mercedes. A equipe alemã trouxe seu primeiro grande pacote aerodinâmico no GP de Mônaco no último domingo, prova que teve Hamilton em quarto lugar.


Destaque para a corrida de recuperação de Sergio Pérez: a estratégia de postergar seu pit stop, na volta 28, ajudou a mandá-lo para a zona de pontuação. Uma vez dentro dos dez primeiros colocados, o mexicano fez valer a potência do RB19, carro da RBR; já era terceiro na 46ª volta e, parando uma segunda vez no 51º giro, cruzou a linha de chegada em quarto.


A McLaren viu escapar pelos dedos uma chance de ouro: Lando Norris largou em terceiro neste domingo, porém, foi cercado por Hamilton e Lance Stroll e quebrou o bico após tocar no carro do heptacampeão. O britânico não saiu do fundo do grid durante a prova e chegou ao 15º lugar, mas após suas trocas de pneus, caiu para 17º.



6 visualizações0 comentário
bottom of page