GP da China: Hamilton, Leclerc e Gasly são desclassificados após a prova
- pereiraalves4
- 23 de mar.
- 2 min de leitura
Pilotos da Ferrari e da Alpine foram punidos porque carros ficaram abaixo do peso mínimo exigido. Hamilton, por sua vez, teve problema com espessura da prancha da Ferrari
GE

Lewis Hamilton durante o GP da China — Foto: Zak Mauger/LAT Images
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu desclassificar três pilotos do GP da China realizado neste domingo: Charles Leclerc e Lewis Hamilton, da Ferrari, e Pierre Gasly, da Alpine. A federação identificou que os carros de Leclerc e Gasly estavam abaixo do peso mínimo exigido; assim, a infração foi levada aos comissários, que optaram por excluir ambos da prova.
Já a punição dada a Lewis Hamilton teve um motivo diferente: a prancha (uma placa de madeira na parte de baixo dos carros) do heptacampeão estava com espessura menor que o tamanho mínimo exigido pelo regulamento. Curiosamente, ele e Leclerc já foram desclassificados pelo mesmo motivo no GP dos Estados Unidos de 2023.
Com a decisão tomada pela FIA, a Ferrari perde todos os 18 pontos que conquistou no GP da China, vencido por Oscar Piastri. Leclerc tinha terminado na quinta posição, somando dez pontos; Hamilton, por sua vez, ficou no sexto lugar e tinha conquistado oito pontos. O resultado é péssimo para o time localizado em Maranello, que caiu de 35 para 17 pontos no campeonato de construtores. Os italianos estão empatados no quarto lugar com a Williams.
A desclassificação abriria espaço para o 11º e o 12º da prova na zona de pontuação. No entanto, como Pierre Gasly terminou em 11º e também foi desclassificado, os pilotos que terminaram em 12º e 13º entraram no top 10. São eles: Lance Stroll, da Aston Martin, e Carlos Sainz, da Williams.
Comments