top of page

Governo lança Lote 5 do Programa Juntos pelo Araguaia em Mineiros

Jornal Opção


Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia. | Foto: JPA e Prefeitura de Mineiros


O Juntos pelo Araguaia (JPA) chega aos municípios de Mineiros, que abriga nascentes do rio, e Portelândia, em Goiás. O lançamento oficial aconteceu nesta sexta-feira, 15. A operadora de logística ferroviária Rumo Malha Central é a investidora nesta nova fase de expansão do programa. A cooperação público-privada busca a recuperação da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia, transformar a visão, o significado, a ação das pessoas e a relação delas com a natureza.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), as empresas Rumo Malha Central, STCP Engenharia de Projetos e o Escritório Executivo de Projetos (EEP) do programa são responsáveis pelo lançamento oficial do Lote 5.

Durante o evento, tiveram apresentações por parte de dirigentes da Rumo Malha Central S.A, empresa investidora no Lote 5 do programa, STCP Engenharia de Projetos LTDA., responsável pela execução, e Escritório Executivo de Projetos (EEP) do Juntos pelo Araguaia. Foram homenageados produtores parceiros da iniciativa em Mineiros e Portelândia.

“Mais um parceiro muito significativo no novo lote do Juntos pelo Araguaia e, assim, a gente avança com muita força no destino de cumprir a nossa meta de restauração da bacia do Alto Rio Araguaia. É uma participação importante, que fará com que outras empresas venham no rumo da Rumo”, pontua a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis.

“Para a Rumo, investir na restauração do meio ambiente e em projetos tão importantes, como o Juntos pelo Araguaia, é um dos grandes compromissos da companhia. Vamos recuperar 50 hectares de áreas degradadas às margens do Araguaia e afluentes, uma bacia hidrográfica de tamanha relevância para todos nós. Investimos em ações como esta porque acreditamos que podemos contribuir para um futuro melhor, no aspecto social e ambiental, principalmente nos municípios onde atuamos”, afirma a gerente da área de Gestão Ambiental, Patrícia Ruth Ribeiro.

“Além do plantio, vamos promover oficinas de interesse social para as comunidades lindeiras e atividades com estudantes dos dois municípios para promover a cultura da restauração e conservação ambiental”, destaca a gerente da Rumo.

“A STCP Engenharia de Projetos LTDA., desde sua fundação, participa ativamente de projetos que contribuem para o desenvolvimento e o uso adequado dos recursos naturais de nosso País e do Estado de Goiás, e que promovam a economia do bem comum. O Programa Juntos pelo Araguaia representa a essência dessas iniciativas ao valorizar um dos maiores patrimônios do Estado de Goiás, o Rio Araguaia”, afirma o diretor da empresa, Rômulo Lisboa.

“O Lote 5 do programa, assumido pela Rumo nos municípios de Mineiros e Portelândia, é um bom exemplo e um dos marcos no processo de revitalização da bacia hidrográfica do Araguaia”, destaca o diretor da STCP.

“A STCP, contratada pela Rumo, é a responsável pela restauração de 50 ha de áreas degradadas em 13 propriedades. Isso é apenas o início das ações de revitalização. A valorização do conhecimento local e o envolvimento de diversas instituições, prefeituras, universidade, escolas, comunidades tradicionais e em especial a mão de obra locais serão fundamentais, e certamente contribuirão para o sucesso do programa juntos pelo Araguaia”, pontua Rômulo Lisboa.

25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page