Mecanismo pode ajudar a reduzir a demanda de energia ao final da tarde
Mais Goiás
Foto: Agência Brasil
Nesta semana, o presidente Lula deve decidir sobre o retorno ou não do horário de verão. A discussão voltou à pauta do governo federal devido à situação da seca no país e à possibilidade de utilização desse mecanismo de adiantar o relógio em um hora para gerar economia de energia. O estudo sobre o assunto está sendo feito pelo Ministério de Minas e Energia.
O ministro Alexandre Silveira, chegou a defender que a mudança poderia ajudar o sistema em um “momento realmente crítico” na geração causado pela seca, que se soma ao calor e o aumento do consumo nos horários de pico — que hoje ocorrem no meio da tarde.
Efeito contrário?
No entanto, estudos feitos há alguns anos demonstraram que o horário de verão tinha um efeito contrário: gastava-se mais energia do que o normal, por conta de novos hábitos de consumo. Apesar das questões técnicas, a decisão será política e tomada em conjunto com o Palácio do Planalto, justamente porque há dúvidas sobre os benefícios da medida para o setor.
Entenda, a seguir, alguns pontos para entender se o horário de verão deve voltar ou não:
Por que o horário de verão pode voltar?
Além do aumento de consumo em horários de pico, o ministro afirma que, no início da noite, quando também há um forte consumo, o sistema perde geração intermitente (eólica e solar). Isso obriga a gerar mais energia com termelétricas ou acionar mais hidrelétricas.
— A solar não está mais produzindo, no início da noite normalmente a eólica produz menos, então nós precisamos de despachar a térmica. Se a gente puder diluir isso no horário de verão, talvez seja um ganho que vá dar a robustez, inclusive ao sistema — disse Silveira.
Vai faltar energia?
Em evento no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, o vice-presidente Geraldo Alckmin rechaçou a chance de o país ficar sem energia, mas admitiu que a volta do horário de verão é uma “alternativa” analisada pelo governo diante da seca prolongada.
— Não vai faltar energia, mas precisamos todos ajudar. Horário de verão pode ser uma boa alternativa pra você poupar energia. Campanha pra economizar energia também. Procurar economizar energia. São várias alternativas.
Quais os benefícios do horário de verão na economia?
Em setembro do ano passado, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) afirmou, em nota, que o adiantamento do relógio em uma hora traz impactos positivos para a economia.
Em uma carta enviada ao presidente Lula, a Abrasel alega que o faturamento do setor de bares e restaurantes cresce, em média, de 10% a 15% entre 18h e 21h, durante o período de adiantamento do relógio.
A medida cria ainda uma espécie de ‘terceiro turno” para o segmento, já que o brasileiro é diferente do americano e do europeu, que não têm o happy hour como hábito.
Segundo a entidade, o horário de verão estimula o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de contribuir para a economia de energia e redução de custos operacionais nas empresas.
Comments