top of page

Governo de Goiás alerta para estoques críticos de sangue e convoca doações urgentes

A redução nas doações pode comprometer o atendimento às 223 unidades de saúde assistidas pela rede. Com a proximidade do Carnaval, o cenário tende a piorar, pois há expectativa de aumento na demanda por transfusões.




DM





O Governo de Goiás, por meio da SES, alertou para a situação crítica dos estoques de sangue da Rede Hemo e convocou a população a doar. Os tipos sanguíneos negativos (O−, A−, B− e AB−) estão em níveis mais baixos.


A redução nas doações pode comprometer o atendimento às 223 unidades de saúde assistidas pela rede. Com a proximidade do Carnaval, o cenário tende a piorar, pois há expectativa de aumento na demanda por transfusões.


De acordo com a diretora da Rede Hemo, Daynara Vilar, o mês de janeiro registrou uma redução significativa nas doações, resultando em um déficit geral de 18% nos estoques. A situação é ainda mais delicada para os tipos sanguíneos negativos. Historicamente, o período de férias e festividades diminui o comparecimento de doadores.


As doações podem ser realizadas no Hemocentro Coordenador Estadual em Goiânia (segunda a sábado) e em oito cidades do interior (segunda a sexta).


O agendamento está disponível pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. Nas unidades de Goiânia e Rio Verde, também é possível agendar a doação de plaquetas.


Empresas e instituições interessadas em receber a unidade móvel para coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea devem garantir a participação mínima de 120 pessoas. As solicitações podem ser feitas por e-mail ou telefone.


Foto: Hemocentro Goiás

Comentários


bottom of page