top of page

Governo de Goiás prorroga campanha de vacinação contra influenza

Decisão é baseada na recomendação do Ministério da Saúde e na baixa procura dos grupos prioritários pela imunização


Mais Goiás

(Foto: Governo de Goiás)


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A decisão é baseada na recomendação do Ministério da Saúde (MS) e na baixa procura dos grupos prioritários pela imunização.


A campanha, que terminaria nesta quarta-feira (31), segue até que se esgote todo o estoque de doses dos municípios, para todas as pessoas com idade a partir dos seis meses.


Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, Goiás vai receber ainda mais 300 mil doses do imunizante, a serem enviadas pelo MS. “Chegando esses imunizantes, distribuiremos imediatamente aos municípios, para que continuem vacinando a população”, explica.


A decisão ocorre também em um momento em que existe o aumento de casos e óbitos por influenza em pessoas dos grupos prioritários. Até 30 de maio, são 381 casos da doença confirmados e 37 mortes.


Dados parciais reportam que foram imunizadas 1.440.952 pessoas da população em geral. Nos grupos prioritários, a cobertura vacinal é de 46,89%, com aplicação de 859 mil doses em todos os grupos prioritários. A meta é imunizar, no mínimo, 90% da população elegível, o que representa 2.322.752 pessoas.


O início do inverno também pesou na decisão de estender a campanha. “Esse período tem baixas temperaturas e pouca umidade do ar, aumentando a incidência de doenças respiratórias”, ressalta Flúvia.


Segundo ela, esse é mais um dos motivos para que as pessoas procurem, o quanto antes, os postos de vacinação, especialmente as que estão nos grupos prioritários, quando avança a possibilidade de agravamento da doença.


“A influenza é uma doença que deve preocupar a todos os goianos, e a melhor forma de prevenção de casos graves e óbitos é a vacina. Ela é segura, eficaz e salva todos os anos milhares de vidas. Por isso, proteja-se”, reforça a superintendente. A Campanha de Vacinação contra a Influenza segue nas 900 salas de vacinação do Estado de Goiás.

9 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page