top of page

Governo de Goiás emite alerta sobre a presença simultânea de dengue e chikungunya

Exames do Lacen revelam a ocorrência das duas doenças em 65 municípios


Olha Goiás




O Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está emitindo um alerta para gestores municipais de saúde e a população sobre a crescente incidência de arboviroses no Estado. Segundo dados obtidos pelo Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), 65 municípios goianos estão enfrentando casos de dengue e chikungunya ao mesmo tempo.


Essas doenças, transmitidas pelo Aedes aegypti, têm sido detectadas em diversas regiões do estado, preocupando as autoridades de saúde. Em cinco desses municípios, ocorreram casos de coinfecção, onde 11 pessoas foram diagnosticadas com ambas as doenças simultaneamente, conforme revelado pelos exames de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR).


"Pode parecer pouco, mas é preocupante. Estamos monitorando esses casos para ver se o fato de uma pessoa ter coinfecção aumenta a gravidade ou a chance de complicação, resposta que a gente ainda não tem", afirma Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde da SES.


Vinícius Lemes da Silva, diretor-geral do Lacen-GO, destaca a importância dos municípios enviarem amostras para análise, seja através dos serviços de vigilância locais ou diretamente pelas unidades de atendimento. Ele ressalta que a notificação de todos os pacientes é essencial, juntamente com o envio das amostras acompanhadas da ficha de notificação e registro no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).


A orientação para o procedimento de coleta de amostras pode ser encontrada no manual disponibilizado no site da Secretaria de Saúde estadual.


Além disso, a superintendente Flúvia Amorim reforça a importância da vacinação de crianças de 10 a 14 anos contra a dengue. Embora a vacina não ofereça proteção contra a zika e a chikungunya, ela é tetravalente, proporcionando imunização contra os quatro sorotipos da dengue.

482 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page