top of page

Golpistas usam Imposto de Renda para enganar contribuintes; saiba como se prevenir

Criminosos recorrem a logotipo da Receita e textos com "urgência" para resolver pendências para tentar invadir computadores


Mais Goiás

(Foto: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil)


Você recebeu email, mensagem por WhatsApp ou SMS informando que sua declaração do Imposto de Renda caiu na malha fina ou que a restituição teve um problema ou que há alguma pendência urgente para resolver com a Receita Federal? Pois saiba que sofreu uma tentativa de golpe eletrônico e que seu computador ou celular pode estar infectado, caso você tenha clicado em algum link dessas mensagens.


Assuntos ligados ao Imposto de Renda são usados comumente por criminosos que buscam atacar dispositivos para ter acesso aos seus dados pessoais e, principalmente, bancários. Usar o logotipo da Receita, colocar títulos impactantes que envolvam ganho ou perda de dinheiro e causar pânico no contribuinte são as artimanhas mais frequentes dos fraudadores.


Paulo Trindade, gerente de inteligência de ameaça cibernética da ISH Tecnologia, alerta para as estratégias dos criminosos. “Eles utilizam gatilhos emocionais como urgência, escassez e medo. A mensagem pede para você corrigir algo urgente, fala que você precisa corrigir uma falha ou bate no órgão que mais dói no brasileiro: o bolso.”


A Receita informa que jamais envia emails, avisos por aplicativos de mensagem (como WhatsApp ou Telegram) e celular (SMS). “Nunca é pedido alguma informação como CPF, senha, conta bancária. As comunicações oficiais da Receita Federal orientam o contribuinte a entrar na página oficial da instituição, se autenticar e consultar suas pendências.” De acordo com o órgão, a comunicação normalmente é feita por meio de carta e, por isso, solicita ao contribuinte que atualize o endereço.


A Receita explica que as pendências do Imposto de Renda podem ser vistas no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) ou no aplicativo Meu Imposto de Renda.


8 visualizações0 comentário
bottom of page