Goiás terá quinta-feira de calor de 35°C, tempestades e risco de granizo
Alerta de maior intensidade é o laranja, que indica perigo para tempestades e abrange o sudoeste de Goiás. Há possibilidade de chuva em Goiânia
Mais Goiás

O primeiro dia de outubro será marcado por calor, chuva forte e risco de tempestades em parte de Goiás. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (1º), áreas do estado podem registrar chuva acompanhada de trovoadas, rajadas de vento e até queda de granizo. Em outras regiões, porém, o problema continuará sendo o tempo seco.
O alerta de maior intensidade é o laranja, que indica perigo para tempestades e abrange o sudoeste de Goiás. A região está entre as áreas do Centro-Oeste onde as condições são mais favoráveis à ocorrência de temporais nesta quinta-feira.
O avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical que se desloca pelo oceano ajuda a aumentar a instabilidade sobre o Centro-Oeste.
Além do alerta laranja, o Inmet mantém aviso amarelo, de perigo potencial para tempestades, para áreas do centro e sul de Goiás. A previsão indica chuva com trovoadas nessas regiões. O risco de granizo também não está descartado no estado.
Frente fria muda o tempo no Centro-Oeste
A instabilidade está relacionada ao avanço de uma frente fria pelo centro-sul do Brasil. Segundo o Inmet, o sistema está associado a um ciclone extratropical que se intensifica sobre o oceano e se afasta progressivamente do país.
Mesmo distante, ele contribui para a organização da frente fria e para a ocorrência de chuva, trovoadas, rajadas de vento e possibilidade de granizo em áreas do Centro-Oeste.
A mudança ocorre depois de uma sequência de dias de calor excepcional em Goiás. No domingo (27) e na segunda-feira (28), cinco estações meteorológicas goianas chegaram a registrar temperaturas de 40°C ou mais.
Para quinta-feira, o Inmet prevê temperaturas mais próximas — e, em algumas áreas, até abaixo — da média climatológica para esta época do ano.


.png)




Comentários