top of page

Goiás conta com quase 800 casos de estupro de vulnerável nos primeiros quatro meses de 2025

Proposta é ampliar o debate sobre um tipo de violência que, na maioria dos casos, ocorre dentro de casa




Portal 6

ree



Entre janeiro e abril deste ano, Goiás registrou 793 casos de estupro de vulnerável contra crianças e adolescentes. No mesmo período, também foram notificadas 458 ocorrências de maus-tratos e 162 de importunação sexual.


Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado e revelam o cenário alarmante que levou o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude, a reforçar neste mês a campanha Maio Laranja, que visa conscientizar e mobilizar a sociedade contra a violência infantojuvenil.


A proposta é ampliar o debate sobre um tipo de violência que, na maioria dos casos, ocorre dentro de casa. Um levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria aponta que 80% dos abusos contra crianças de até 14 anos são cometidos por pessoas próximas, muitas vezes familiares.


“O agressor geralmente é alguém do convívio da criança, e isso reforça a necessidade de uma atuação integrada entre Justiça, escolas, profissionais da saúde, segurança pública e sociedade civil para romper o silêncio e garantir o acolhimento adequado às vítimas”, afirma a coordenadora da Infância e Juventude do TJGO, juíza Célia Regina Lara.


A campanha também inclui materiais educativos, como os gibis “Chega pra lá!” e “Depoimento Especial”, além de ações digitais para ampliar o alcance da mensagem.


A magistrada lembra que qualquer cidadão pode denunciar casos ou suspeitas de abuso através do Disque 100, da Polícia Militar (190), do Conselho Tutelar e também através das Delegacias Especializadas.


“O Maio Laranja é um chamado à responsabilidade coletiva. O silêncio não pode proteger o agressor. A proteção das crianças e adolescentes é dever de todos nós”, reforça a juíza.

Comentários


bottom of page