Índice coloca a capital em situação de risco para baixa umidade até domingo (28). Tendência é que umidade caia mais em agosto.
G1-Goiás
Céu em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Com a umidade do ar em 15%, Goiânia registrou o dia mais seco do ano na sexta-feira (26). O índice coloca a capital em situação de perigo para baixa umidade até o domingo (28), de acordo com aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, o tempo fica seco por conta de bloqueios atmosféricos que mantêm a massa de ar seco na parte central do país.
“Com isso, estamos vivenciando períodos mais quentes, principalmente na parte da tarde, além de pouca nebulosidade e, com essa tendência, uma diminuição da umidade”, explicou Andrea Ramos.
Em Goiás, Goianésia também registrou baixa na unidade, com índice de 16%. Outros municípios do estado registraram ainda umidade em 18% (Pirenópolis, Itapaci, Itumbiara e Paraúna), infomou o Inmet.
Tendência
A meteorologista explicou ainda que a umidade pode cair mais em agosto, considerado o mês mais seco do ano para Goiás. Andrea Ramos informou que, em 2023, a umidade chegou a 13% no dia 23 de agosto.
Em anos anteriores, a capital chegou a atingir 11% de umidade, considerado o valor mínimo do índice na história de Goiânia.
Alerta
O Inmet alertou que é importante se hidratar e manter ambientes umidificados, especialmente entre as 12h e 17h, quando o calor é maior em Goiânia.
Veja orientações do Inmet sobre os cuidados a serem tomados nas tardes secas (12h a 17h):
Beba bastante líquido;
Atividades físicas não são recomendadas;
Evite exposição ao sol;
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Comments