A última temperatura histórica na capital foi marcada em 25 de setembro do ano passado, quando a estação meteorológica marcou 39,3°. Naquele dia mais quente, teve chuva no começo da noite.
G1-Goiás
Goiânia pode ter novo recorde de calor, Goiás — Foto: Sílvio Túlio
Goiânia pode registrar recorde de calor no próximo domingo (15). A previsão do Clima Tempo é que a temperatura bata em 39°C. Caso isso ocorra, deve superar a maior máxima do ano registrada no último dia 4, de 38°. Outro agravante é a baixa umidade do ar. Além do sol forte que deve tornar a sensação térmica “mais extrema”, alerta o instituto.
A especialista em meteorologia do Clima Tempo, Maria Clara Sassaki, esclarece que devido a posição geográfica de Goiânia, a frente fria que deve avançar no país esta sexta-feira (13) até a segunda-feira (16) não terá força para chegar até a região.
“O único efeito que a região vai sentir é o efeito da pré-frontal, que é justamente esse período de temperaturas muito elevadas antes da chegada de uma frente fria. Isso acontece porque os ventos do quadrante norte (que são mais quentes) ficam mais intensos, antes de uma frente fria chegar”, disse a especialista.
Sassaki aponta que quando a frente fria chegar na altura do estado de São Paulo, a massa de ar deve desviar para o oceano. “Apenas áreas do sul de Goiás podem sentir um pouquinho dessa massa de ar frio no domingo (15), mas é bem momentâneo, na segunda-feira volta a esquentar”, indica.
Comments