Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuva de até 50 milímetros por dia. Tempestade que causou estragos em Goiânia no domingo teve entre 28 mm e 78,6 mm, segundo meteorologistas.
G1
Tempo fechado com nuvens de chuva em Goiás — Foto: Michel Gomes/g1 Goiás
Quase todas as cidades de Goiás devem ter chuvas intensas com ventos entre 40 e 60 km por hora nesta terça-feira (29), segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A meteorologia prevê ainda chuva de até até 50 milímetros por dia.
“Podemos ter até alerta laranja para Goiânia por conta do acumulado de chuva, porque pode ser um acumulado de 24 horas de mais de 50 mm”, esclarece a meteorologista do Inmet em Goiás, Elizabete Alves.
Para efeito de comparação, a tempestade que provocou estragos em Goiânia no domingo (27) foi de 28 mm a 78,6 mm, dependendo do bairro. As rajadas de vento registradas na região leste, por exemplo, foram de 38 km/h, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cihmego).
Elizabete explica que se trata de um fenômeno de convergência que causa instabilidade climática na região. A previsão é que persista até quarta-feira (30). “Mas não significa que vai passar e que vamos ficar sem chuva. Não, não é isso. Esse fenômeno deve atuar até amanhã. E depois vai continuar com as chuvas mais provenientes de instabilidades”, esclarece.
“A gente já está há vários dias com essas condições, ocorrendo chuvas fortes aqui por Goiânia e no estado também. E persiste essa condição porque é proveniente da formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul”, disse a meteorologista.
Ela emenda que a Zona de Convergência do Atlântico Sul é o canal de umidade que passa pela Região Norte do país, pelo Centro-Oeste, Sudeste e segue até o Oceano Atlântico. “Então, essas condições, essa zona de convergência está formada, passando aqui pela região e trazendo bastante chuva”, pontua.
Nos casos de rajadas de vento, o Inmet elenca algumas precauções para a população. Entre as quais evitar se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de raios. O órgão desaconselha também estacionar veículos próximo a torres de transmissão e outdoors.
Além disso, o instituto pede cautela no uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para emergências, é recomendado acionar imediatamente a Defesa Civil, pelo 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
댓글