top of page

Goiás receberá R$ 103 milhões da União para concluir 120 obras de escolas

Governador e ministro da Educação firmam parceria para avançar na educação básica e alfabetização no estado


Olha Goiás

Foto: Hegon Corrêa


Goiás celebrou um importante acordo que trará um investimento de R$ 103 milhões do governo federal para impulsionar a retomada e conclusão de 120 obras de escolas públicas distribuídas em 77 municípios do estado. O compromisso foi oficializado durante uma cerimônia que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e do ministro da Educação, Camilo Santana, realizada na sede da Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia.


A solenidade marcou a adesão do Estado de Goiás ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, assim como a outras duas iniciativas federais: o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Escola em Tempo Integral.


Para o governador Caiado, a união de esforços entre estados, municípios e o governo federal representa um passo crucial no avanço do setor educacional. Ele colocou à disposição dos prefeitos a equipe técnica da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) para auxiliar na elaboração das propostas de adesão ao pacto, prazo estipulado pelo Ministério da Educação (MEC até o dia 10 deste mês.


“Podemos assessorar os prefeitos a entregar aquilo que falta para que sejam contemplados com a construção dessas escolas”, explicou o governador. Vale destacar que as obras paralisadas são de iniciativa dos municípios, realizadas com contrapartida financeira federal.

Caiado também enfatizou que as escolas em Goiás têm alcançado destaque nacional, ocupando o segundo lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ensino médio. Além disso, ele lembrou que em 2019 foi lançada uma força-tarefa para substituir as escolas de estruturas mais antigas por prédios de alvenaria, uma iniciativa que continuará a ser implementada em paralelo às ações coordenadas pelo MEC.

Além da infraestrutura, estão garantidos investimentos em laboratórios, kits de aprendizagem, material didático e uniformes, entre outros itens essenciais.



8 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page