top of page

Goiás pode ganhar rede de apoio às mães de pessoas com deficiência

Parlamentar quer preencher lacuna aberta sobre o assunto


Mais Goiás

Vívian Naves: apoio às mães atípicas (foto divulgação)



A deputada estadual Vivian Naves (PP) propôs, na Assembleia Legislativa, a criação do Programa Estadual de Proteção e Atenção às “Mães Atípicas”, responsáveis por estas crianças e jovens, preenchendo o que considera ser uma lacuna aberta sobre o assunto.


A ideia de Vivian é fortalecer e direcionar as ações da rede estadual de saúde para amparo contínuo das mães de crianças e jovens com deficiência, síndromes, transtornos, doenças raras, TDAH, TDA e dislexia, dentre outras condições que acabem exigindo cuidados extras por parte das responsáveis.


Apesar dos avanços das políticas de inclusão no estado, a parlamentar enfatiza os desafios e traumas que afetam a saúde mental destas mães.


“A saúde mental tem sido cada vez mais foco da atenção da saúde preventiva, até pelo tanto que está ligada ao desenvolvimento de inúmeras patologias. Essas mulheres são verdadeiras guerreiras, admiráveis, mas obviamente que o corpo humano tem seus limites e nossa ideia é ajudá-las com isso. Com essa assistência psicológica e psiquiátrica reforçada, estas mulheres poderão enfrentar estas desafios diários com mais equilíbrio emocional e força para lutar por seus direitos”, comenta Vivian.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page