top of page

Goiás lidera ranking com melhor potencial de mercado do país em 2023

Crescimento goiano na variação acumulada em 2023 foi de 6,1%, sendo considerado maior nível em 13 anos




Mais Goiás

Goiás alcançou o 1° lugar em Potencial de Mercado em 2023 (Foto: Divulgação/Secom)



Goiás liderou o ranking com melhor potencial de mercado em todo o país no ano de 2023, conforme o Centro de Liderança Pública (CLP). A organização avaliou o tamanho do Produto Interno Bruto (PIB) de cada estado, assim como o crescimento potencial da força de trabalho e o crescimento do PIB nos últimos quatro anos.


De acordo com a pesquisa, o PIB goiano tem crescido acima da média nacional. O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) apontou que o crescimento goiano na variação acumulada em 2023 foi de 6,1%, sendo considerado o maior nível em 13 anos. A média do país no mesmo período foi de 2,4%.


O levantamento do CLP indicou que o estado de São Paulo ocupou a segunda posição no ranking, seguido por Roraima. Já os estados de Santa Catarina e Tocantins estão no quarto e quinto lugar. Vale destacar que avaliação levou em conta a economia, as oportunidades de investimento e as iniciativas de cada estado.


Segundo o governador Ronaldo Caiado, o resultado reflete não apenas na força da economia, mas também no compromisso da gestão em promover políticas que impulsionem o crescimento econômico do Estado e ofereçam oportunidades de investimento para empresas se instalarem em Goiás.


O Ranking de Competitividade fornece uma análise da administração pública estadual, sendo: capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social e potencial de mercado.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page