top of page

Goiás lidera o ranking de maior fila de espera para cirurgias eletivas

Brasil61



Goiás é o estado com maior número de pessoas em lista de espera por cirurgias eletivas. A fila soma 125.894 procedimentos. No estado goiano, 19,9% da fila poderá ser atendida — o que corresponde a 25.085 procedimentos, segundo apontam os dados divulgados pelo Ministério da Saúde. 

Até o momento, 19 estados receberam recursos do Ministério da Saúde para reduzir a fila de espera por cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre eles está Goiás. Do total de R$600 milhões que serão destinados a cirurgias eletivas,  somente para o estado goiano, R$6.756.674,26 já foram investidos. Os próximos repasses vão ocorrer ao longo do ano, conforme planejamento e demanda dos estados.

Cada estado estabeleceu as cirurgias prioritárias, de acordo com a realidade local. Entre elas estão: vasectomia, hernioplastia Inguinal (nilateral), Laqueadura Tubária, facoemulsificação c/ implante de lente intraocular dobrável, colecistectomia videolaparoscópica, hernioplastia umbilical, entre outros. 

Com os recursos liberados, as secretarias de saúde estaduais e municipais poderão realizar mais de 487 mil cirurgias — o que representa 45% de redução da fila.


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page