top of page

Goiás lança Campanha de Vacinação contra a Influenza

Abertura ocorreu em Senador Canedo, nesta sexta-feira



Mais Goiás

Goiás lança Campanha de Vacinação contra a Influenza (Foto: Marco Monteiro - Governo de Goiás)



O Governo de Goiás lançou, na manhã desta sexta-feira (22), a Campanha de Vacinação contra a Influenza. O ato foi antecipado em um mês em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no País e a ocorrência, no Estado, de 17 casos confirmados e três óbitos pela doença. A abertura ocorreu em Senador Canedo.


O público-alvo da campanha são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).


Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.


Para a efetivação da campanha, nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) começou a distribuir aos municípios, as doses da primeira remessa do imunizante enviada pelo Ministério da Saúde, com 240 mil unidades. “O objetivo da antecipação é proteger a população, especialmente os mais vulneráveis, e evitar o aumento de casos e óbitos”, afirmou o secretário da SES, Rasível Santos, durante a abertura da campanha.


Em Goiás, são mais de 900 salas de vacinação disponíveis para população. O secretário pede ainda que todos, além de procurarem a vacina, fiquem atentos aos sintomas, como febre e tosse, buscando rapidamente a assistência médica adequada.


Vacina


A vacina apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. E pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.


A biomédica Gleice Zanquetin Moreira, 38 anos, está gestante e foi a primeira pessoa a ser vacinada pelo secretário Rasível Santos. “Eu estou representando as gestantes e faço um apelo a todas as gestantes: venham se vacinar! Eu também estou aqui gestando outra vida e a agora estou protegida e meu bebê também e eu venho convidar a todos para participarem da imunização”, conclamou a biomédica.

115 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page