top of page

Goiás deixa ranking de estados com motoristas mais mal-educados

Confira também os estados com motoristas mais gentis do Brasil



Mais Goiás




De acordo com um levantamento da plataforma Preply, Goiás deixou a lista de estados com motoristas mais mal-educados. Na edição anterior do estudo, divulgada em 2023, Goiânia ocupava o topo do ranking das capitais com os condutores mais rudes do Brasil. Desta vez, o estado ficou de fora até do top 5.


O levantamento analisa como brasileiros e portugueses se comportam no trânsito, especialmente no que diz respeito a agressões verbais. São Paulo (36,2%) saiu na frente e é considerado o estado onde os motoristas são considerados os mais mal-educados do Brasil.


Enquanto isso, no lado oposto, os motoristas mais educados estão em Santa Catarina (13,4%), Rio Grande do Sul (12,6%), Paraná e Minas Gerais (ambos com 10,8%), e Distrito Federal (9%).


O levantamento revelou que “apenas” 73,6% dos motoristas brasileiros já presenciaram algum tipo de agressão verbal no trânsito. Na maioria dos casos, os xingamentos são diretos, com ofensas como “idiota” ou “imbecil” sendo as mais comuns — 72% dos insultos registrados.


64,4% dos brasileiros disseram que preferem não responder às ofensas. Apenas uma minoria opta por revidar: 19% escolhem responder de forma calma e educada, enquanto outros simplesmente devolvem o xingamento.


48,4% dos brasileiros afirmaram já ter testemunhado agressões físicas motivadas por desentendimentos no trânsito.


Estados com motoristas mais mal-educados no Brasil:


  1. São Paulo (36,2%)

  2. Rio de Janeiro (20%)

  3. Bahia (6,6%)

  4. Ceará (3,2%)

  5. Pernambuco (3,2%)


Estados com motoristas mais gentis no Brasil:


  1. Santa Catarina (13,4%)

  2. Rio Grande do Sul (12,6%)

  3. Paraná (10,8%)

  4. Minas Gerais (10,8%)

  5. Distrito Federal (9%)

Kommentare


bottom of page