top of page

Goiás alcança 2° lugar nacional em participação dos estudantes no Enem 2023

Estado atinge 100% de inscritos e conquista posição de destaque com mais de 72% de participação no exame




Olha Goiás




Goiás se destacou nacionalmente ao conquistar o segundo lugar na participação dos estudantes concluintes do ensino médio no Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 (Enem 2023), atingindo a marca de 100% de inscritos. Os resultados positivos foram apresentados pela diretora de política educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Patrícia Coutinho, destacando o avanço notável na aprendizagem.


De acordo com Patrícia Coutinho, os resultados refletem o impacto positivo das ações implementadas pela Secretaria de Educação, evidenciando avanços desde os resultados do Saego (Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás). A superintendente do ensino médio da Seduc, Osvany Gundim, ressaltou o crescimento exponencial tanto nos resultados quanto no interesse dos estudantes em realizar o exame ao longo do último ano.


Melhores notas do Enem 2023


Mais de 10% dos estudantes da rede estadual de Educação de Goiás alcançaram notas acima de 900 na redação do exame. Destacam-se alunos como Yasmin Lourena Brito, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás, e Arthur Batista Gonzaga, do Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, que obtiveram a nota máxima de 980 na Redação do Enem.


Para Yasmin, o resultado representa um passo significativo em direção ao sonho de cursar Medicina em uma universidade pública. Arthur, por sua vez, expressa a sensação de alívio e dever cumprido ao conquistar esse feito.


Outro destaque é Gabriela Brandão, ex-aluna do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Jandira Bretas Quinan, de Vianópolis, que dedicou-se intensamente para obter um bom desempenho no Enem. Ela enfatiza o apoio dos professores e da unidade escolar em sua jornada acadêmica.


Preparação dos estudantes


No Colégio Estadual Jardim Vila Boa, em Goiânia, mais de 19 estudantes do ensino médio tiraram notas acima de 900 no Enem 2023. A coordenadora pedagógica, Elines Guimarães, destaca o intenso processo de preparação que vai desde a organização dos horários das aulas de redação na 1ª série até o planejamento de aulões semanais específicos para cada área de conhecimento na 3ª série.


Segundo Elines, as notas altas representam a oportunidade de acesso dos alunos a cursos que antes eram destinados a grupos seleto. A diretora pedagógica da Seduc, Alessandra Almeida, ressalta que a Rede Estadual de Educação promoveu apoio e preparação por meio de diversas ações, como o projeto Revisa Goiás, o Goiás Bem no Enem, o ‘Dia D’ para inscrições e pedidos de isenção, além do projeto Redação Nota Mil.

16 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page