top of page

Goiás é o quinto estado brasileiro com maior índice de qualidade de vida

Jornal Opção


Foto aérea de Goiás l Foto: Pablo Regino/ MTur


Um levantamento feito pela organização Social Progress Imperative, o Índice de Progresso Social (IPS), mede a qualidade de vida em todos os municípios brasileiros, e também em 170 países em todos os cantos do globo. Nesta pesquisa, que utiliza dados de 2014 a 2024, Goiás aparece como o quinto melhor estado em todo o país, e Goiânia como o quarto melhor município brasileiro com maior qualidade de vida.


O IPS segue três medidores principais para análise dessa qualidade de vida. Eles são: necessidades humanas básicas, fundamentos de bem-estar e oportunidades. Conforme aponta o relatório, o IPS busca aferir “a capacidade da sociedade em satisfazer as necessidades humanas básicas, estabelecer as estruturas que garantam qualidade de vida aos cidadãos e dar oportunidades para que todos os indivíduos possam atingir seu potencial máximo”.


O levantamento conjugou ainda mais de 300 indicadores sociais locais e nacionais (e selecionou os 52 mais importantes) como estatísticas de órgãos oficiais e de institutos de pesquisas, por exemplo o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico.


Goiás ficou como o quinto melhor estado para se viver em todo o Brasil, atrás apenas de São Paulo (1°), Santa Catarina (2°), Paraná (3°) e Minas Gerais (4°). Goiânia também foi destaque, já que foi colocada como a segunda melhor capital do país e o quarto melhor município brasileiro. Em comparação com outras capitais, Goiânia fica atrás apenas de Brasília, e, no cenário geral, só os municípios de Gavião Peixoto (SP) e São Carlos (SP) superam a capital goiana.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page