top of page

Frio deve prevalecer e temperaturas podem chegar aos 12 ºC em Goiás

De acordo com gerente do Cimehgo, até final da semana a tendência é de tempo mais frio pela manhã e calor durante a tarde. Em Goiânia, temperatura máxima deve chegar aos 29° e mínima a cerca de 15°


G1-Goiás

Em Goiânia, temperatura máxima deve chegar aos 29° e mínima a cerca de 15° — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


O frio nas primeiras horas do dia deve continuar até sexta-feira (19), segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Apesar da queda que pode chegar aos 15°, o tempo continua seco no decorrer do dia e é preciso tomar alguns cuidados com a saúde, como beber bastante água. A umidade do ar pode despencar para 25%.


De acordo com gerente do Cimehgo, André Amorim, até o final da semana a tendência é que a amplitude térmica dos últimos dias prevaleça. Ele explicou que mesmo com a temperatura caindo na madrugada e nas primeiras horas da manhã, a medida que o sol se firma os termômetros sobem drasticamente e tempo fica seco.

André Amorim explicou que a amplitude térmica é diferente das massas de ar. Quando se fala em massa de ar polar por exemplo, é uma condição de onda de frio que permanece o dia todo mesmo com sol. Já na amplitude térmica o frio só dura até o sol se firmar e o calor volta com intensidade ao longo da tarde.


André falou que existe o conhecido "efeito cebola" bem intenso, que é quando acordamos com o tempo mais frio e colocamos blusa, mas de acordo com que o calor vai aumentando vamos tirando as peças extra de roupa.


Outro ponto citado pelo gerente do Cimehgo é relacionado a saúde, já que essas mudanças bruscas de temperatura e o tempo seco e poeira exigem mais esforço do organismo, é preciso se manter hidratado. As queimadas também são comuns nessa época e além do fogo podem trazer problemas respiratórios por causa da fumaça.


Para todo o estado é esperado que o sol predomine com massa de ar seco em todo Brasil Central. Existe a possibilidade de pancadas de chuva isoladas no Norte e Nordeste de Goiás, com precipitações que não devem passar de 5 milímetros. Pode ocorrer nebulosidade pela manhã, mas de acordo com o Cimehgo nada que vai atrapalhar a visibilidade.



12 visualizações0 comentário
bottom of page