top of page

Flávia Saraiva dá show na trave e lidera classificatória do Mundial de ginástica artística

Brasileira brilha em seu principal aparelho, crava série e encaminha vaga para a final de Jacarta





GE

ree




A alegria de Flávia Saraiva ao cravar a série de trave já antecipava o notão. A brasileira brilhou em seu principal aparelho, deu show e assumiu a liderança da classificatória do Mundial de ginástica artística de Jacarta.


Com 13,833 pontos, a medalhista olímpica por equipes praticamente assegurou sua vaga na final de sábado, restando dois grupos de ginastas para se apresentar ainda nesta terça-feira, incluindo chinesas e russas, que estão entre as favoritas do aparelho. Júlia Soares, Júlia Coutinho e Sophia Weisberg também competiram pelo Brasil, mas não avançaram às disputas por medalha.


O Brasil se apresentou na oitava de dez subdivisões. Assim, Flavinha pôde entender o que precisava para se classificar para a final. Duas vezes finalista olímpica da trave, ela simplificou um pouco sua série para focar na boa execução. Não precisava correr riscos. A estratégia deu certo. Uma série cravada com uma nota de execução de 8,333 pontos. Com 5,5 de dificuldade, ela somou 13,833 para assumir a liderança.


A nota de Flavinha foi a mesma da romena Sabrina Voinea, mas a brasileira levou vantagem no critério de desempate, que é a maior nota de execução. A estratégia da adversária foi apostar em uma série de 6,2 de dificuldade. Na decisão de sábado, Flavinha pode aumentar a nota de dificuldade. Ela já apresentou série de 5,9 pontos neste ano.


Embora a medalhista olímpica por equipes tenha de esperar até o fim das classificatórias desta terça para confirmar a vaga, por volta de 11h15 (de Brasília), o posto está nas mãos de Flavinha. Entre as favoritas no aparelho, restam apenas russas e chinesas, incluindo Zhang Qingying (tem a maior nota do ano) e Zhou Yaqin (atual vice-campeã mundial e olímpica).

Comentários


bottom of page