top of page

Fios de cabelo de crianças são usados para fraudar exames toxicológicos e enganar o Detran

A operação Toxicoloko, realizada simultaneamente em três estados, prendeu oito suspeitos e recolheu provas de uma grave ameaça à segurança nas estradas do país.



G1




A polícia descobriu um esquema que fraudava exames toxicológicos obrigatórios para quem precisa tirar a habilitação que dá direito a dirigir veículos pesados, como caminhões. Até fios de cabelo de uma criança foram usados para produzir resultados favoráveis a motoristas usuários de drogas.


A operação Toxicoloko, realizada simultaneamente em três estados, prendeu oito suspeitos e recolheu provas de uma grave ameaça à segurança nas estradas do país. Um esquema fraudulento e extremamente perigoso de emissão de carteira de habilitação para motoristas profissionais.


Os investigados usavam cabelo de criança para enganar o Detran com exames toxicológicos fraudados .

“Identificamos mechas de cabelo de criança, de uma menina, que foi coletado e utilizado para fazer diversos exames se passando por motoristas que tinham dependência química”, explica delegado da Polícia Civil de Santa Catarina Osnei Valdir de Oliveira.

Para entender como a investigação chegou a esse ponto, é necessário voltar a maio de 2022. Os investigadores estavam combatendo um crime, descobriram outro. Um homem envolvido em furto de cargas no Paraná contou que, para poder dirigir caminhão, tinha burlado a lei para obter a CNH, a Carteira Nacional de Habilitação.

“Como ele tinha uma dependência química, ele foi questionado a respeito de como ele obteve a Carteira Nacional de Habilitação, e principalmente como que ele fez o exame toxicológico”, conta o delegado.

O exame toxicológico é obrigatório em três categorias da CNH que autorizam a condução de veículos de cargas e de passageiros. Para fazer o exame, o candidato precisa fornecer uma amostra de pelo, cabelo ou unha. O material é analisado num laboratório credenciado e o motorista tem que fazer aulas em um Centro de Formação de Condutores, ou CFC, como são chamadas as autoescolas.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page