Fim da baliza no exame da CNH gera críticas; Goiás já iniciou implementação das novas regras
- pereiraalves4
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Especialistas apontam que novas regras são menos rígidas e podem aumentar acidentes
Mais Goiás

O fim da baliza no exame da CNH, aliado à implementação de novas regras no processo de habilitação, já começou a provocar debates em todo o país. A mudança, que divide opiniões entre candidatos, instrutores e especialistas, já saiu do papel em estados como Goiás, onde o novo formato da prova prática passou a valer.
As alterações fazem parte de uma reformulação nacional do processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com foco em simplificação, redução de custos e maior ênfase em situações reais de trânsito. A principal novidade é a retirada definitiva da prova de baliza, além da flexibilização de outras etapas consideradas pouco representativas da condução cotidiana.
Até o momento, os Detrans de São Paulo, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Alagoas, Pará e Maranhão já iniciaram a implementação das novas regras. Nesses estados, a prova prática passou a avaliar principalmente o desempenho do candidato em percurso urbano, observando conversões, paradas obrigatórias, respeito à sinalização e condução segura.
Outras mudanças incluem o fim de exercícios como rampa e meia embreagem em determinados casos, a adoção de um sistema de pontuação por infrações, além da permissão para uso de veículos com câmbio automático ou até carros particulares durante o exame. Em alguns locais, também houve redução de taxas e maior liberdade para realizar aulas e provas fora do modelo tradicional das autoescolas.
Por outro lado, estados como Acre, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins, Minas Gerais e Paraná aguardam a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, do Ministério dos Transportes, para adotar as mudanças. A justificativa é a necessidade de padronização nacional.






.png)




Comentários