Técnico anuncia lista de atletas que vão disputar as duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa de 2026
Terra
Fernando Diniz vai fazer a partir das 14 horas desta sexta-feira sua primeira convocação como técnico da seleção brasileira.
O treinador do Fluminense, que assinou contrato com a CBF válido até junho do ano que vem, vai anunciar a lista de jogadores para os dois primeiros jogos do Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, diante de Bolívia e Peru.
Diniz quase não deu indícios sobre quem vai ser chamado, mas a história recente mostra que os novos treinadores costumam manter a base dos antecessores e "lançar" atletas que atuam em clubes do País.
Desde que o Brasil conquistou o pentacampeonato, em 2002, uma única vez o novo treinador decidiu fazer uma revolução no elenco. Isso aconteceu em 2010, quando Mano Menezes assumiu a vaga de Dunga após a seleção cair nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul.
À época, Mano convocou apenas quatro dos 23 jogadores que estiveram no Mundial semanas antes. E mais da metade (12) dos atletas que ele levou para a estreia, diante dos Estados Unidos, atuava em clubes do Brasil. Na troca de bastão após a saída de Tite, a CBF insinua que gostaria de ver no time mais jogadores que atuam no futebol brasileiro.
Nas outras cinco transições de comando nos últimos 20 anos - a conta não inclui as convocações dos interinos Zagallo (2002) e Ramon Menezes, mais recentemente - os treinadores optaram por mudanças mais suaves. E em todos os casos eles procuraram dar mais espaço a jogadores que jogavam em clubes brasileiros, duas coisas que devem se repetir agora com Fernando Diniz.
Além da certa tradição histórica, essa tendência ganha força porque, ao ser apresentado, Diniz fez elogios indiretos ao grupo que sucumbiu nas quartas de final da Copa do Mundo do ano passado, no Catar. "A seleção foi eliminada pela Croácia sendo muito superior", considerou, no mês passado. Na ocasião, o técnico também enalteceu Neymar, a quem chamou de "quase aberração".
O fato de estar envolvido no dia a dia do Brasileirão também faz com que Fernando Diniz esteja por dentro do que ocorre no futebol jogado por aqui. Para completar, ele já deixou claro que vai elaborar a lista a partir do que considerar o melhor no momento. "Minha ideia é convocar os melhores jogadores para ganhar o próximo jogo. Preparar a seleção para mim é isso."
Comments