Lando Norris, da McLaren, começou mal, mas fez de Verstappen coadjuvante de sua vitória e acabou com reinado do holandês em casa na Fórmula
Metrópoles
Lando Norris, da McLaren, surpreendeu neste domingo (25/8) ao vencer o GP da Holanda de Fórmula 1, interrompendo a hegemonia de Max Verstappen no circuito de Zandvoort. O tricampeão mundial da Red Bull terminou 22s atrás, em segundo, com Charles Leclerc, da Ferrari, completando o pódio.
Essa foi a primeira vez, desde o retorno do GP da Holanda ao calendário, em 2021, que o holandês não venceu em casa. Com a vitória, Norris somou seu segundo triunfo na Fórmula 1 em 2024, além de marcar a volta mais rápida da corrida. Mesmo com o revés, Verstappen mantém a liderança no campeonato com 295 pontos, 70 a mais que Norris, que agora acumula 225.
A corrida
Largando em segundo, Verstappen assumiu a liderança antes da primeira curva, para delírio da torcida holandesa. Já Norris, pole position, teve uma largada abaixo do esperado.
Oscar Piastri, companheiro de Norris na McLaren, também perdeu posições logo no início da prova, com George Russell, da Mercedes, ultrapassando-o para tomar o terceiro lugar.
Norris tentou a primeira investida contra Verstappen na 17ª volta, mas o piloto da Red Bull defendeu bem a posição, embora já mostrasse preocupação com o desgaste dos pneus. Na volta seguinte, Norris conseguiu a ultrapassagem e tomou a liderança da prova, confirmando o bom ritmo da McLaren.
Com uma estratégia conservadora e um carro veloz, Norris abriu vantagem sobre Verstappen e manteve a liderança após a troca de pneus, mesmo com a McLaren perdendo alguns décimos na parada em relação à Red Bull. Piastri chegou a liderar momentaneamente, mas, após a sua parada, a ordem foi restabelecida com Norris à frente, seguido por Verstappen.
Enquanto Norris consolidava a liderança, Piastri lutava para superar Leclerc e Russell. Conseguiu ultrapassar o piloto da Mercedes, mas não foi capaz de ameaçar seriamente o monegasco da Ferrari, mantendo a McLaren bem posicionada no topo.
E agora?
A vitória de Norris marca um momento significativo na temporada, aquecendo ainda mais a disputa pelo título. A próxima etapa será o GP da Itália, em Monza, no dia 1º de setembro, prometendo mais emoções na reta final do campeonato.
Comentários