F1 chega às últimas corridas do ano; veja o que ainda está em jogo
- pereiraalves4
- há 6 dias
- 3 min de leitura
Campeonato de pilotos segue em aberto com três concorrentes, mas não é o único atrativo: Hamilton quer pódio pela Ferrari, McLaren mira recorde e disputa entre equipes esquenta
GE

O GP de Las Vegas de Fórmula 1 marca o início da última rodada tripla do ano: depois da prova nos Estados Unidos, as etapas do Catar e de Abu Dhabi fecham a temporada. Mesmo depois de 21 corridas, ainda há muito em jogo nesta temporada, e o ge.globo lista abaixo cinco pontos para ficar de olho na reta final do campeonato.
Título de pilotos
A McLaren já é campeã de construtores, mas a briga pelo campeonato de pilotos segue a todo vapor. Lando Norris lidera a disputa com 390 pontos, mas o britânico da McLaren ainda é perseguido pelo companheiro de equipe Oscar Piastri, com 366, e pelo holandês Max Verstappen, com 341.
Piastri esteve na liderança durante boa parte do campeonato, mas perdeu terreno nas últimas provas e viu Norris, vencedor dos dois últimos GPs (México e São Paulo), arrancar na classificação e ficar mais perto de seu primeiro título na Fórmula 1.
Verstappen, por sua vez, parecia fora da disputa até a pausa de meio de ano, mas chegou a sete pódios seguidos e se colocou na briga que, antes, pertencia apenas às McLarens. No entanto, a arrancada de Norris complicou as pretensões do tetracampeão, que pode deixar a disputa após o GP de Las Vegas.
Hamilton de olho no pódio
A decepcionante primeira temporada de Lewis Hamilton na Ferrari ainda não acabou, e o heptacampeão da Fórmula 1 pode salvar uma parte do ano – para isso, tenta conseguir seu primeiro pódio pela escuderia de Maranello. Se não tiver êxito, esta vai ser a primeira temporada em branco na carreira do piloto.
Até agora, o único momento de brilho do britânico aconteceu no GP da China, disputado no início deste ano. O veterano fez a pole position para a corrida sprint em Xangai e venceu a prova, mas as disputas reduzidas não contam para as estatísticas oficiais da F1.
Hamilton teve como melhor posição em corridas neste ano o quarto lugar, obtido em quatro oportunidades: Emilia-Romagna, Áustria, Inglaterra e Estados Unidos. Para piorar, viu o companheiro de equipe Charles Leclerc terminar sete vezes entre os três primeiros colocados.
Com isso, Lewis já é o piloto com mais corridas sem o primeiro pódio na história da Ferrari. Ele superou o francês Didier Pironi, que passou 18 provas sem terminar entre os três primeiros e só conseguiu quebrar o tabu na 19ª oportunidade.
Segundo lugar nos construtores
Mais do que status, uma posição melhor no campeonato de construtores rende uma fatia maior do bolo financeiro distribuído pela Fórmula 1 às equipes (os valores não são divulgados) – e as gigantes Ferrari, Mercedes e RBR não querem perder a oportunidade de acabar em segundo lugar.
Quem ocupa o posto atualmente é a Mercedes, com 398 pontos. Porém, as Flechas de Prata são seguidas de perto pelos ferraristas, com 366, e pela RBR, com 362.
Alemães e italianos têm se revezado na segunda colocação durante todo o campeonato, mas a Mercedes aproveitou bem o GP de São Paulo: além do abandono duplo de Leclerc e Hamilton pela Ferrari, Kimi Antonelli foi ao pódio, e Russell obteve um respeitável quarto lugar. Com isso, os mercedistas passaram à frente da escuderia de Maranello novamente.
A RBR também tem chance de acabar na segunda posição, mas luta contra a inconsistência do segundo carro, atualmente pilotado por Yuki Tsunoda. O japonês conquistou apenas 25 pontos pela escuderia (outros três foram obtidos quando ele ainda era da caçula RB) e tem sido um importante desfalque nas pretensões da equipe austríaca.

.png)











Comentários