Exames genéticos gratuitos para prevenção do câncer de mama e ovário são oferecidos pelo SUS, em Goiás
- pereiraalves4
- 29 de mai.
- 1 min de leitura
Estado é o primeiro do país a oferecer exame. Segundo o Inca, câncer de mama é principal causa de morte feminina no país.
G1-Goiás

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do programa Goiás Todo Rosa, oferecem exames genéticos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnóstico e prevenção do câncer de mama e ovário.
O câncer de mama é o mais frequente entre mulheres e a principal causa de morte feminina no Brasil, conforme alerta o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A previsão é de que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados até 2025, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A estimativa é que doença cause 18 mil mortes. Aproximadamente 1% dos casos acontecem em homens.
“Quanto mais cedo a mulher descobre a doença, mais chances de tratamento e cura ela tem. Por isso, a campanha intensifica essa necessidade de fazer o autoexame nas mamas e a mamografia”, afirmou o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos.
Segundo o Inca, são previstos mais de 7 mil novos casos de câncer de ovário por ano, ao longo do triênio de 2023 a 2025,.
O programa Goiás Todo Rosa já realizou 409 exames genéticos, desde o início de 2024, com identificação de 73 casos positivos entre pacientes e familiares até maio de 2025. As pessoas com resultado positivo serão acompanhadas pelo SUS. Outras 64 novas amostras de pacientes e familiares já foram coletadas e estão em fase de sequenciamento e análise.
Comentários