top of page

Estado de Goiás amplia faixa etária para vacinação contra dengue

Medida é tomada visando evitar desperdício de doses do imunizante, que tem prazo de validade até 30 de abril




Olha Goiás

Foto: Marco Monteiro




Nesta quinta-feira (18), o Estado de Goiás anunciou a ampliação da faixa etária elegível para receber a vacina contra a dengue. Agora, a imunização está disponível para pessoas entre 04 e 59 anos. A decisão segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e busca evitar o desperdício das doses do imunizante, cujo prazo de validade está previsto para o próximo dia 30 de abril.


A ampliação da faixa etária permanecerá em vigor até que as doses remanescentes, distribuídas pelos 246 municípios goianos, se esgotem.


Avanços e desafios


Até o momento, Goiás já aplicou 93.580 unidades da vacina contra a dengue, o que corresponde a 60,4% do total de doses (158.505) enviadas pelo MS. A campanha de vacinação teve início em 15 de fevereiro, priorizando 134 municípios com maior incidência da doença.


Em 4 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) ampliou a vacinação para todo o estado devido à baixa procura da população e à proximidade do vencimento do imunizante.


Casos de dengue em Goiás


A SES-GO registrou 117 mortes confirmadas por dengue em Goiás este ano, com outras 151 em investigação. Além disso, foram notificados 222.106 casos da doença, dos quais 109.978 foram confirmados. Os números evidenciam um aumento significativo em comparação ao mesmo período do ano anterior, com 2.389 internações registradas de janeiro a abril.


Reconhecimento aos esforços na vacinação


Nesta quinta-feira, o Governo de Goiás concedeu o troféu 'Zé Gotinha do Cerrado' aos municípios que se destacaram na campanha de vacinação contra a dengue. A premiação ocorreu na Escola de Saúde de Goiás, em Goiânia, onde a SES-GO entregou os troféus aos gestores dos 94 municípios que aplicaram mais de 70% das doses recebidas.


Paranaiguara, Davinópolis, Goiandira e Porteirão foram os destaques, recebendo o troféu diamante por alcançarem a marca de 100% de aplicação das doses no público-alvo, composto por adolescentes de 10 a 14 anos.


O secretário estadual da Saúde, Rasível Santos, ressaltou a importância dos municípios na execução da vacinação e incentivou a população a aderir à imunização contra a doença, enfatizando que a vacinação é uma estratégia essencial para prevenir internações e mortes pela dengue.

4 visualizações0 comentário
bottom of page