top of page

Espécie rara de gato é vista no Parque das Emas, em Goiás

Felídeo é um pouco maior que o gato doméstico


Mais Goiás

Gato-palheiro melânico é visto no Parque Nacional das Emas (Divulgação - Kennedy de Andrade Borges)


O gato-palheiro melânico, conhecido como gato-dos-pampas, foi visto no Parque Nacional das Emas, na região sudoeste de Goiás. O animal faz parte da lista de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).


Kennedy de Andrade Borges, biólogo e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), fez um registro do animal enquanto ele se preparava para capturar uma presa. “Eu estava a mais de 60 m de distância. Me deitei no chão e fiz um pseudo-tripé com o tronco e braços para conseguir essa imagem”, detalhou.


Segundo o biólogo, o gato-palheiro melânico faz parte de uma espécie furtiva, discreta e rápida. Kennedy explicou que o termo “melânico” se refere à coloração escura dos pelos do animal, que tem o costume de caçar nas estradas e em volta do terreno natural do Parque.


Embora o registro tenha ocorrido na hora certa, Kennedy destacou que o animal é muito difícil de ser avistado devido a sua rápida movimentação na vegetação quando percebe algum movimento estranho. A foto foi tirada no dia 27 de setembro deste ano, mas divulgada apenas nesta semana.


A médica veterinária Luana Borboleta informou que o animal é um felídeo um pouco maior que o gato doméstico. A espécie pode ser encontrada na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. De acordo com ela, o habitat do gato-palheiro melânico tem sido considerado o maior em ameaça de desmatamento entre os países.

378 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page