top of page

Enem: veja 2 pontos importantes para ir bem nas provas de matemática e ciências da natureza

Neste domingo (12), 2º dia de Enem cobra conhecimentos de matemática, física, química e biologia. Interpretação dos enunciados e conversão de unidades de medidas são fundamentais no exame.


G1

Caderno de prova do primeiro dia de exame — Foto: Érico Andrade/g1


Quando se fala de Enem, o pessoal de humanas e de linguagens começa com o pé direito, já que o primeiro dia é voltado para questões da área. Mas, neste domingo (12), é a vez da galera de exatas. Por isso, o g1 separou dicas sobre como interpretar enunciados e converter unidades de medidas, dois pontos fundamentais para fazer uma boa prova.


No segundo dia de Enem, os candidatos enfrentam 90 questões divididas entre matemática e ciências da natureza, que inclui as disciplinas de física, química e biologia.


Apesar de a prova ser voltada para outra área de conhecimento, o primeiro passo para resolver os exercícios ainda é a interpretação de texto.


E a leitura nunca deve ser subestimada. Afinal, além de realizar cálculos e lembrar conceitos, o candidato precisa compreender o que o enunciado está pedindo.

“O mais importante é a leitura com essa visão interpretativa”, afirma o professor de matemática Rodrigo Serra, do Curso e Colégio Oficina do Estudante.


É com essa leitura atenta que o candidato vai identificar os pontos chaves do enunciado que, muitas vezes, indica para o aluno o caminho e até mesmo a fórmula para fazer o cálculo.

“O mais importante em qualquer questão de exatas é ler com atenção quais são os dados, se possível, grifar, e ver como esses dados serão convertidos em informações para que você possa resolver a questão”, orienta o professor Serra.


17 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page