top of page

Enem 2023: gabarito oficial e caderno de provas são divulgados.

A divulgação das notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está prevista para 16 de janeiro de 2024


Metrópoles



Dois dias após o fim do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o gabarito oficial e os cadernos de provas foram divulgados nesta terça-feira (14/11). Para conferi-los, basta acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Inicialmente, eles seriam divulgados em 24 de novembro. Porém, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep decidiram antecipar a entrega, horas após o término do segundo dia de provas.

Vale ressaltar que o gabarito do Enem só mostra a quantidade de acertos e não indica as notas finais de cada participante. Isso porque o exame usa a metodologia avaliativa da Teoria de Resposta ao Item (TRI) — que leva em conta a coerência no desempenho do candidato — para calcular as notas. Desta forma, é quase impossível saber a nota apenas com o gabarito.

As notas individuais apenas serão publicadas em 16 de janeiro de 2024.

Com os resultados em mãoes, os candidatos podem utilizar a nota obtida no exame para concorrer a vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).


Reaplicação do Enem


Como previsto no edital, os inscritos que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas podem solicitar para realizar as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O prazo para fazer o requerimento vai até 17 de novembro, na Página do Participante.


Tal medida também vale para aqueles que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada no processo de inscrição.





275 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page