top of page

Elevação de casos e óbitos de influenza coloca Goiás em alerta

Casos aumentaram antes do período crítico, que começa em maio. Vacinação está abaixo do esperado


Olha Goiás

Foto: Wildes Barbosa


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está alertando sobre o atual cenário da influenza aos gestores goianos. A pasta aponta que houveram elevação de casos e óbitos, antes do período considerado crítico para a doença, em maio e junho. A influenza, causada pelo vírus B, foi encontrada em mais da metade dos 10 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ocorridos em Goiás, neste ano.

O secretário de saúde Sérgio Vencio reforçou aos municípios, a necessidade de redobrar esforços para ampliar a vacinação contra a gripe que protege contra a influenza, causada pelo vírus B.


“Pessoas que integram os grupos prioritários devem tomar a vacina o quanto antes, está disponível em mais de 900 postos de saúde espalhados em todo o estado”, alertou Vencio em coletiva de imprensa realizada logo após a reunião virtual.

Influenza


Até o momento, o estado recebeu do Ministério da Saúde (MS) e distribuiu aos municípios cerca de 1,2 milhões de doses do imunizante contra a gripe. As coberturas vacinais, entretanto, estão bem aquém do esperado. Conforme os registros da SES, apenas 9% do total de pessoas elegíveis à vacinação tomaram o imunizante.


Sérgio Vencio solicitou que os municípios preparem as unidades de saúde e definam estratégias de estímulo à vacinação. “Temos vacinas, medicamentos e vamos revisar os protocolos que já são conhecidos dos médicos para atenção na assistência. Não é motivo de pânico algum, mas de cuidado”, assegurou ele.


A partir de segunda-feira (24), a SES vai promover uma capacitação para os médicos sobre os protocolos para o tratamento de SRAG e as medidas que devem ser adotadas. Além disso, destacou que vai se reunir com representantes da rede privada com o propósito de sensibilizá-los a adotar a mesma conduta no atendimento dos pacientes com a doença.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page