top of page

Eleição na CBF: votação terá urna eletrônica na sede pela primeira vez

Federações e clubes das Séries A e B votam no domingo pela manhã



GE



A eleição da CBF terá urna eletrônica na sede da entidade pela primeira vez. O pleito também tinha opção de voto à distância, mas o prazo para este pedido terminou e os clubes não fizeram a solicitação. O pleito está marcado para domingo a partir das 10h30 e vai eleger candidato único à presidência.


O candidato único é Samir Xaud. Ele tem 41 anos e foi eleito recentemente para a Federação de Roraima de Futebol, que só assumiria em 2027. Mas terá que renunciar à FRF, pois não pode acumular os dois cargos.


O voto à distância seria feito por meio de link eletrônico enviado para cada dirigente. O colégio eleitoral tem as 27 federações de futebol, 20 clubes da Série A e 20 clubes da Série B. Quem não poderia comparecer à sede da CBF poderia votar de maneira on-line - o domingo terá rodada do Campeonato Brasileiro da Série A com cinco jogos e dez equipes envolvidas.


Os votantes deveriam fazer registro e confirmar a identidade por câmera. Depois votariam primeiro em presidente e vice-presidentes, depois nos membros do Conselho Fiscal. Havia opção de voto nulo. No entanto, depois do prazo final para a solicitação do voto à distância, nenhum clube fez solicitação.


O interventor nomeado pela Justiça do Rio de Janeiro, Fernando Sarney, convocou a eleição na sexta-feira da semana passada para o próximo domingo, dia 25. Sarney será candidato a vice-presidente de Samir.


O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, tentou lançar candidatura, mas não conseguiu romper a cláusula de barreira, que prevê apoio de oito federações e cinco clubes. Samir reuniu 25 federações e 10 clubes, tornando inviável outra chapa na eleição da CBF.

Comentários


bottom of page