top of page

Eleições municipais 2024: faltam apenas três meses para regularizar o título eleitoral

Saiba como regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral.



Olha Goiás



Faltam apenas três meses para os eleitores regularizarem os títulos ou emitirem a primeira via do documento, visando participar das Eleições Municipais de 2024, cujo primeiro turno ocorre em 6 de outubro. Com o fechamento do cadastro eleitoral em 8 de maio, a Justiça Eleitoral alerta para evitar deixar pendências para a última hora.


A legislação determina o fechamento do cadastro para novas inscrições 150 dias antes da data da eleição, com o objetivo de permitir à Justiça Eleitoral organizar o processo eleitoral com base no número de eleitores aptos a votar. Esse prazo também se aplica à regularização de situações irregulares, como ausências nas últimas três eleições ou mudança de domicílio eleitoral.


É importante lembrar que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos e facultativos para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e maiores de 70 anos. No entanto, desde o ano passado, jovens a partir de 15 anos podem obter o título, podendo votar ao completarem 16 anos.


Para conferir a situação do título eleitoral ou solicitar o primeiro título, os eleitores podem acessar o Portal do TSE e seguir os procedimentos indicados. Caso haja débitos de eleições anteriores, estes devem ser quitados antes do requerimento.


Em relação aos cargos em disputa nas Eleições Municipais de 2024, serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro turno está marcado para 6 de outubro, enquanto o segundo turno ocorrerá em 27 de outubro, se necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitores.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page