top of page

Eleições 2024: população tem 1 mês para pedir primeira via do título e resolver pendências no cadastro eleitoral

Prazo para regularização do título e pedido de primeira via vai até 8 de maio. Em 6 de outubro, brasileiros vão às urnas escolher prefeitos e vereadores.





G1




Cidadãos que precisam resolver pendências com a Justiça Eleitoral ou tirar a primeira via do título de eleitor têm um mês a partir desta segunda (8) para realizar os procedimentos. O cadastro eleitoral fecha no dia 8 de maio e, após essa data, o eleitor não poderá obter os serviços.


Para marcar os últimos 30 dias do prazo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai lançar nesta segunda uma mobilização nas redes sociais. A iniciativa tem o nome de "Título na mão, sossego na eleição".


De janeiro a março deste ano, mais de um milhão de pessoas procuraram a Justiça Eleitoral para pedir o primeiro título de eleitor ou um novo documento porque teve o anterior cancelado.


No mesmo período, 904,8 mil eleitores solicitaram a alteração de seus dados cadastrais - como nome, endereço e local de votação. Outras 818,2 mil pessoas pediram para mudar a cidade ou o estado onde votam.


Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Voto


O voto é facultativo para quem tem mais de 16 e menos de 18 anos. A partir de 18 anos, torna-se obrigatório.


É possível tirar o título a partir dos 15 anos de idade. O voto, no entanto, só pode ser exercido se a pessoa tiver 16 anos completos.


Quem vai tirar o título pela primeira vez precisa ir ao cartório eleitoral para colher a biometria.


Além disso, para quem o voto é obrigatório, manter-se em dia com a Justiça Eleitoral evita restrições para tirar documentos e obter empréstimos em bancos públicos, por exemplo.

139 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page