Educação Digital chega a mais de 100 mil estudantes do Ensino Fundamental em Goiás
Implementada neste semestre, a iniciativa reúne atividades sobre inteligência artificial, fake news, algoritmos, redes sociais, segurança digital e pensamento computacional.
DM

Mais de 100 mil estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública de Goiás passam a ter acesso a um novo conteúdo de Educação Digital por meio do SER Digital, disponível na plataforma SER Goiás. Implementada neste semestre, a iniciativa reúne atividades sobre inteligência artificial, fake news, algoritmos, redes sociais, segurança digital e pensamento computacional.
O material foi desenvolvido para aproximar a educação digital de situações que já fazem parte do cotidiano dos estudantes. Na prática, os alunos são convidados a analisar situações do ambiente digital, como o funcionamento de redes sociais e mecanismos de recomendação, a influência dos algoritmos, a identificação de notícias falsas e os cuidados relacionados à privacidade e à segurança dos dados.
As atividades também propõem desafios de pensamento computacional, programação e análise de dados, nos quais os estudantes trabalham reconhecimento de padrões, construção de algoritmos e resolução de problemas.
A disponibilização para mais de 100 mil alunos faz parte de uma etapa piloto realizada com o 9º ano no primeiro semestre. Durante o período, foram realizados 1 milhão de exercícios com os conteúdos do SER Digital, experiência que serviu de base para a oferta do material também aos estudantes do 8º ano.
Para Kelly Bitencourt, diretora pedagógica da Demà Educa, a proposta é contribuir para que os estudantes desenvolvam uma relação mais crítica, ética e consciente com as tecnologias.
“Os alunos já convivem com algoritmos, inteligência artificial, redes sociais e uma quantidade enorme de informação todos os dias. O nosso desafio não é simplesmente ensiná-los a acessar essas tecnologias, mas ajudá-los a compreender o que existe por trás delas, questionar informações, fazer escolhas e também criar. Quando falamos em SER Digital, temos o objetivo de contribuir para que os estudantes desenvolvam autonomia, pensamento crítico, ética e responsabilidade na relação com as tecnologias”, afirma.
A proposta está alinhada às diretrizes da educação pública estadual de Goiás, que incorporam competências de Educação Digital à formação dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, e também aos objetivos da Política Nacional de Educação Digital (PNED), instituída pela Lei nº 14.533/2023, que prevê a inserção da educação digital nos ambientes escolares e o desenvolvimento de competências digitais na educação básica.
Para Helena Bezerra, secretária de Estado da Educação de Goiás, o SER Digital contribui para transformar essas diretrizes em possibilidades concretas de aprendizagem, ao oferecer suporte para o desenvolvimento de competências como letramento digital, pensamento computacional e compreensão crítica da inteligência artificial.
Carolina Gonçalves Silva Cardoso, gerente de Ensino Fundamental da Seduc Goiás, destaca que o material amplia as possibilidades de trabalho com Educação Digital na rede. “Ao trazer temas que fazem parte da realidade dos estudantes, como inteligência artificial, redes sociais e segurança digital, o SER Digital contribui para que essas aprendizagens sejam trabalhadas de forma mais próxima do cotidiano escolar”, afirma.
O SER Digital integra o SER Goiás e é resultado da atuação conjunta entre a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc Goiás) e a Demà Educa, solução de inteligência educacional.


.png)




Comentários