top of page

Eclipse solar anular poderá ser observado em Goiás neste sábado

Fenômeno poderá ser visto das 15h30 até o pôr do sol, explica astrônomo. A média de intervalo entre um eclipse e outro é de dois anos.


G1-Goiás

Eclipse — Foto: Reprodução/Pixabay


O eclipse solar anular poderá ser observado em Goiás no sábado (14). O fenômeno acontece quando a lua se posiciona a frente do sol deixando apenas um ‘anel de fogo’ visível do astro rei. Ele será visível em todo o Brasil, e aqui no estado, a lua conseguirá cobrir cerca de 69% do sol, explicou o astrônomo cultural Clayton Gubio, do Instituto Gunstar Team.


Segundo Clayton, por estar na região central do país, boa parte do eclipse vai ficar visível em Goiás.


“Nós aqui do centro-oeste pegamos uma faixa bem interessante de eclipse que deve ir de 51% a 69%. E deve começar por volta das 15h30 e ir até o pôr do sol”, explicou Clayton.


Eclipse anular

O astrônomo explicou que o eclipse anular do sol, diferente do eclipse total não vai cobrir totalmente o sol. A lua vai deixar uma espécie de anel de fogo, daí o nome anular. Para os goianos, o anel não será visível pela posição geográfica, mas Clayton disse que ainda teremos uma tarde bem atípica e escura.

Cuidados com a visão

Clayton alertou que alguns cuidados precisam ser tomados na hora de observar o eclipse. Filtros negativos de fotos e chapas de raio-x por exemplo devem ser evitados.


“Apesar de facilitar a observação, esses materiais deixam muito da radiação passar e pode acontecer lesões na retina”, disse.


Até mesmo os óculos de sol convencionais não são recomendados, porque ainda deixam passar muita radiação e luz, conta Clayton. Ele citou os óculos de solda profissionais como mais seguros e acessíveis.

44 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page