top of page

Eclipse solar anular acontece na quarta; Sul, Sudeste e Centro-Oeste verão fenômeno como parcial

Segundo o Observatório Nacional (ON), eclipse será visível próximo ao pôr do sol na parte sul das regiões Sudeste e Centro-oeste e em toda a região Sul. Quanto mais ao sul, maior será a área eclipsada (mordida pela Lua).



G1

Uma estátua na Praça de São Pedro, no Vaticano, é encoberta por um eclipse parcial do Sol em 2022. — Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane





Na próxima quarta-feira (2), espectadores sortudos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país terão a chance de observar um eclipse solar que acontecerá ao entardecer, próximo ao pôr do sol.


QUAL A HORA?


O horário exato vai variar conforme a localização do espectador. Veja lista para os estados dessas regiões ao final desse texto.


Embora ele NÃO seja visível no Brasil como anular, o famoso "anel de fogo", esse fenômeno será bastante especial.


Isso porque na parte sul das regiões Sudeste e Centro-oeste e em toda a região Sul, o eclipse poderá ser visto como parcial.


E quanto mais ao sul, maior será a área eclipsada (encoberta pela Lua). No extremo sul da América do Sul, por exemplo, numa faixa que inclue o Chile e a Argentina, o eclipse poderá ser observado como anular.


Assim, nessa próxima quarta, dependendo da localização, moradores desses países irão presenciar ou um eclipse solar parcial ou um eclipse solar anular e um parcial.


Mas o que isso quer dizer?


Primeiro, precisamos entender que um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra de uma maneira que ela acaba lançando uma sombra sobre a Terra.


A Lua então bloqueia a entrada de luz solar que chega à Terra.


Às vezes, a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol, no chamado eclipse solar parcial ou anular.


Já quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol, temos um eclipse solar total.



27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page