top of page

Delegado e esposa são alvo de investigação por desvio milionário em Goiás

Desde 2020, pelo menos 40 contratos sem licitação estariam envolvidos no esquema investigado





Mais Goiás

ree




Um delegado da Polícia Civil de Goiás e a esposa dele são investigados pelo Ministério Público de Goiás por suspeita de liderar um esquema que teria desviado mais de R$ 2,2 milhões de dinheiro de escolas estaduais em Rio Verde.


Nesta quinta-feira (21/8), o grupo foi alvo de uma operação que cumpriu um mandado de prisão e mais 17 de busca e apreensão no município citado e em Goiânia.


Segundo o MP-GO, o delegado é sócio de um instituto que teria sido favorecido em contratos de reforma de escolas, impressão de material didático e até na realização de concurso público da Câmara de Rio Verde. Desde 2020, pelo menos 40 contratos sem licitação teriam sido fraudados para beneficiar a empresa envolvida no caso.


A Justiça também bloqueou contas e apreendeu bens dos suspeitos para tentar recuperar parte do dinheiro. A ação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Sul), com apoio da Polícia Civil e da Controladoria-Geral do Estado.


Delegado já foi afastado por corrupção


Esta não seria a primeira vez que o delegado é investigado pelo MP-GO. Em 2015, ele chegou a ser afastado do cargo por suspeita de corrupção depois de ter sido acusado de cobrar dinheiro de um fazendeiro que tinha recuperado gado roubado.


Na época, ele e um colega teriam recebido cerca de R$ 10 mil da vítima. Em sua defesa, o delegado afirmou que usou parte do valor para melhorar as instalações da unidade policial.


No total, participaram da Operação Regra Três, 19 promotores, mais de 20 servidores e cerca de 80 policiais e agentes de segurança. Foi a primeira ação do Gaeco Sul, criado no ano passado para reforçar o combate ao crime organizado no interior do Estado.


O nome dos envolvidos não foi divulgado, suas defesas não foram localizadas, e o caso segue em investigação, sem descartar novas ações contra outros possíveis envolvidos.



Comentários


bottom of page