top of page

Delegada Ana Elisa será a nova titular da Delegacia Estadual da Mulher

Delegacia Estadual de Combate a Violência Contra a Mulher vai funcionar no centro de Goiânia para receber denúncias e investigar casos de maior complexidade.



G1-Goiás

A delegada Ana Elisa Gomes, em Goiânia — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1



A delegada Ana Elisa será a nova titular da Delegacia Estadual de Combate a Violência Contra a Mulher em Goiás. A criação da nova delegacia foi uma das medidas anunciadas no dia 6 de fevereiro, durante a apresentação dos novos nomeados para a cúpula da Secretaria Estadual de Segurança Pública, realizada pelo governador Ronaldo Caiado (UB).


Ao todo, existem 27 delegacias especializadas no atendimento a mulher em Goiás. A Delegacia Estadual de Combate a Violência Contra a Mulher vai funcionar no centro de Goiânia para receber denúncias e investigar casos de maior complexidade, atendendo tanto casos na capital, quanto no interior goiano.


Estatísticas

Os crimes de agressão e assassinato de mulheres aumentaram em Goiás, segundo a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO). Em 2021, morreram 54 mulheres vítimas de feminicídio e 10.782 sofreram algum tipo de lesão corporal. Em 2022, morreram 57 mulheres e 11.206 sofreram agressões de seus companheiros.


O nome de Ana Elisa foi confirmado por André Ganga, novo delegado-geral de Polícia Civil. “Isso vai dar uma capacidade de investigação maior, que as vezes uma Deam, que tem uma estrutura menor, não consegue”, explicou em entrevista à TV Anhanguera. De acordo com ele, uma das propostas é centralizar as investigações de feminicídio na delegacia estadual.


Para André, o chamamento de cerca de 900 policiais aprovados em concurso público deve contribuir para operacionalizar a mudança. "Nossa ideia é ampliar seus tentáculos, transformá-la de uma delegacia municipal em estadual e padronizar procedimentos. Com isso, daremos um reforço para evitar crimes violentos contra mulheres", explicou.

Histórico

Antes de assumir o novo cargo, Ana Elisa Gomes Martins ocupava a função de delegada titular na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Goiânia. A delegada também já foi titular na Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA).




28 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page