Daniel Cargnin é vice-campeão mundial de judô
- pereiraalves4
- 15 de jun. de 2025
- 2 min de leitura
Brasileiro, 22º do ranking, vence cinco lutas no mesmo dia, uma delas contra japonês favorito, mas é derrotado na decisão pelo vice-campeão olímpico Joan-Benjamin Gaba
GE

Daniel Cargnin conquistou, neste domingo, a medalha de prata no Campeonato Mundial de judô, que está sendo disputado em Budapeste, na Hungria. O gaúcho de 27 anos venceu cinco lutas para chegar até a decisão, em que foi derrotado pelo francês Joan-Benjamin Gaba, vice-campeão olímpico em Paris 2024.
É a segunda medalha do Brasil no Mundial de judô, mais cedo Shirlen Nascimento conquistou o bronze na categoria até 57kg.
A conquista marca uma reviravolta na carreira de Cargnin, que não teve uma boa participação nas Olimpíadas de Paris, quando foi eliminado na estreia da disputa individual. Saiu com uma medalha de bronze por equipes, mas sem um desempenho bom individual, já que perdeu todos seus combates.
- Eu queria ter saído com o ouro, mas fico muito feliz pela minha caminhada. Agradecer, voltar a treinar e colocar a cabeça no lugar. O francês eu já tinha lutado, ganhei uma vez e perdi outra.
Ele mudou a estratégia, né? Ele era canhoto, só que ele abriu mão de lutar de esquerda, ele ficava tirando o tempo todo essa mesma mão direita. Então, foi algo que dificultou muito na luta, mas agora é treinar para sair na próxima com a medalha de ouro - disse.
A final contra o vice-campeão olímpico, o francês Joan-Benjamin Gaba, foi equilibrada. Cargnin forçou uma punição para o adversário no segundo minuto de luta, mas logo o francês conseguiu o mesmo.
Sem nenhum golpe válido como pontuação, o combate foi para a prorrogação. Após um corte no supercílio, Cargnin recebeu atendimento e fez o resto da luta com uma faixa na cabeça. Gaba conseguiu um ótimo golpe no primeiro minuto do golden score.






.png)




Comentários