Cruzeiro vai ao Maracanã contra Fluminense na tentativa de romper ‘maldição’
- Rádio Verde Vale 103,7 - Mineiros, Goiás
- há 1 hora
- 2 min de leitura
No Ataque

Maldição do Maracanã? Nesta quinta-feira (17/7), o Cruzeiro trava duas disputas: com o Fluminense e com os próprios números no estádio desde a reinauguração, em 2013. O duelo com o tricolor carioca, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, está marcado para às 19h30.
Para se adequar aos critérios da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e receber a Copa do Mundo de 2024, o Maracanã passou por reformas entre agosto de 2010 e maio de 2013. Pouco depois, em 31 de julho, o Cruzeiro voltou a atuar no principal estádio do país. A derrota por 1 a 0 para o Fluminense, pela Série A, foi apenas a primeira dos celestes no novo palco.
Desde a reinauguração, o Cruzeiro enfrentou os quatro grandes do Rio de Janeiro no Maracanã. Os números, desanimadores para os celestes, significam aproveitamento de 13%: são apenas uma vitória, seis empates e 15 derrotas. A principal pedra no sapato da Raposa fora de casa é justamente o Fluminense, próximo adversário. Diante do tricolor, o Cruzeiro acumula, no período, sete tropeços e duas igualdades. Contra o Vasco, são duas derrotas. Perante o Botafogo, um empate.
O Flamengo também não facilita a vida do Cruzeiro no Maracanã. Mas há diferenciais. É contra o rubro-negro o único triunfo dos celestes no estádio: 2 a 0 em agosto de 2018, pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores – nas quartas, o Cruzeiro caiu para o Boca Juniors. Antes disso, em setembro de 2017, a Raposa encaminhou o título da Copa do Brasil ao descolar empate por 1 a 1 na condição de visitante – na volta, venceu nos pênaltis após igualdade sem gols no tempo regulamentar.
Além dos momentos de glória mencionados no parágrafo anterior, o retrospecto entre Flamengo e Cruzeiro no Maracanã desde 2013 é composto por seis derrotas celestes e cinco empates.