top of page

Cristiano Ronaldo completa 41 anos: greve no Al-Nassr, futuro incerto e a 39 gols do milésimo

Craque português comemora aniversário nesta quinta-feira, em meio à crise com o clube da Arábia Saudita, e preocupado com preparação para a Copa do Mundo





GE





O atacante Cristiano Ronaldo completa nesta quinta-feira 41 anos de idade. O craque português comemora aniversário em 2026 num momento de crise com o Al-Nassr, seu atual clube, e avalia a possibilidade de deixar a Arábia Saudita. Ao mesmo tempo, sonha com a participação em mais uma Copa do Mundo e com o milésimo gol na carreira.


A insatisfação de Cristiano Ronaldo com o Al-Nassr é grande, ao ponto dele se recusar a entrar em campo por não concordar com os rumos recentes do clube sob a gestão do Fundo de Investimento Público (PIF). O fundo se tornou acionista majoritário do Al-Nassr em 2023 e, após janelas de transferências com muito investimento, teria decidido diminuir o número e valor das contratações.


Cristiano chegou no Al-Nassr em dezembro de 2022. Nas temporadas seguintes, o clube investiu 164 milhões de euros (2023/24) e 140,3 milhões de euros (2024/25) em reforços, respectivamente. Esse valor desceu para 105 milhões de euros na atual temporada (2025/26), incluindo a janela de inverno.


O craque português considera que o Al-Nassr não está mais recebendo o devido investimento, principalmente na comparação com o rival Al-Hilal, segundo apuração da imprensa internacional.


O cenário de fundo: o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad Bin Salam, teria mudado o foco das injeções bilionárias do PIF, segundo o jornal "New York Times". Muito projetos encampados pelo fundo não se mostraram prósperos.


Cristiano Ronaldo também estaria insatisfeito com o suposto pouco reconhecimento na hora das decisões do Al-Nassr, ainda mais levando em consideração a sua relevância para a projeção internacional do clube, e até sua atuação como embaixador da Copa do Mundo de 2034, a ser disputada na mesma Arábia Saudita.


De acordo com a ESPN, o craque também teria exigido os retornos do diretor esportivo Simão Coutinho e do CEO José Semedo às suas funções no Al-Nassr. Cristiano Ronaldo recebeu sondagens de franquias da Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos, e de clubes da Europa, mas nenhuma proposta oficial chegou. O contrato do atacante com o Al-Nassr tem cláusula de rescisão no valor de 50 milhões de euros.


Cristiano Ronaldo tem o objetivo de disputar a sua sexta Copa do Mundo pela seleção de Portugal, e uma mudança repentina de clube atrapalharia a preparação para essa missão. A equipe portuguesa é a atual campeã da Liga das Nações e tem grandes chances de ir longe na próxima Copa. Portugal está no Grupo K da edição deste ano.


Além disso, Cristiano persegue a marca de mil gols na carreira profissional. No momento ele soma 961 gols, por clubes e seleção. Ele tem 18 gols em 22 jogos pelo Al-Nassr nesta temporada e, caso mantenha esse ritmo nos próximos meses, precisará de mais 32 partidas para alcançar o milésimo.


O próximo jogo do Al-Nassr será nesta sexta-feira, contra o Al-Ittihad, pela Saudi Pro League. O Al-Nassr está em segundo lugar na tabela de classificação do Campeonato Saudita, com 46 pontos, um a menos do que o Al-Hilal. O Al-Ittihad ocupa a sexta posição, com 34 pontos. A expectativa de oficiais da liga saudita é de que Cristiano Ronaldo volte a jogar pelo time. Ele publicou uma foto do treino de quarta-feira.


bottom of page