top of page

Criminosos se passam por advogados para aplicarem golpes, alerta OAB-GO

De acordo com a entidade, esquema fraudulento mira em pessoas com pendências de processos judiciais


Jornal Opção

Carteira de Identidade de Advogado | Foto: reprodução


A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) emitiu um alerta sobre um novo golpe aplicado na “praça”. Trata-se de um esquema no qual os estelionatários se passam por advogados e entram em contato com credores que possuem processos na Justiça.


Segundo a entidade, os golpistas fisgam as vítimas por meio da ilusão de que elas estão prestes a receber uma quantia em dinheiro, supostamente liberada via alvará judicial. O golpista acessa a decisão publicada no Diário Oficial e entra em contato com o credor como se fosse seu advogado. Para tanto, chegam a enviar uma imagem falsificada do referido documento para tornar a história mais crível.


A partir daí, a artimanha prossegue com o argumento do estelionatário de que os fundos estão bloqueados devido a questões não resolvidas relacionadas ao “pagamento de custas judiciais”. Assim, em seguida, solicitam que a pessoa (credora) deposite um valor pelo PIX.


Acerca de cobranças antecipadas, OAB-GO ressalta que o Poder Judiciário não exige quaisquer pagamentos antecipados ou transferências para contas pessoais com o intuito de efetivar alvarás ou qualquer outro procedimento jurídico.


Cuidados


A OAB-GO aconselha que as pessoas que receberem ligações suspeitas entrem imediatamente em contato com o seu advogado de confiança, para, assim, ter orientações seguras em relação a processos que tramitam na Justiça.


A entidade ressalta ainda que tem compromisso em denunciar todas as tentativas de golpe às autoridades responsáveis pela investigação e punição dos envolvidos nestas práticas fraudulentas.


Cabe ressaltar que nesta segunda-feira, 6, começou a Semana Nacional de Conciliação sob coordenação do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) – o contato oficial para informações é o WhatsApp (62) 99218-2532.


5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page