Cinco pessoas morreram no acidente aéreo. As gravações da caixa-preta são consideradas fundamentais para a investigação do acidente e serão analisadas por equipes do Cenipa.
G1
Avião que caiu em Santa Branca (SP) — Foto: Davi P. Ribeiro
O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde desta quinta-feira (24), que as equipes da corporação encontraram a caixa-preta do avião de pequeno porte que caiu em Santa Branca, no interior de São Paulo, na noite desta quarta-feira (23). Os cinco ocupantes da aeronave morreram.
Segundo o Capitão Reis, do Corpo de Bombeiros, após retirar os corpos das vítimas da área de mata, os bombeiros apoiaram as equipes da Força Aérea Brasileira para encontrar a caixa-preta.
O equipamento foi localizado pelos bombeiros no período da tarde, durante as buscas em conjunto com os militares.
Agora, a caixa-preta foi entregue para os militares do Seripa 4, órgão regional do Cenipa em São Paulo, que vão iniciar os trabalhos de investigação do acidente.
De acordo com os oficiais, a caixa-preta vai ser fundamental para definir o que houve nos minutos finais do voo. Por ser de um modelo de avião mais antigo, a caixa-preta encontrada gravava apenas voz, como a conversa entre piloto e copiloto, mas não armazenava dados do voo, como velocidade, altitude e pressão atmosférica, por exemplo.
Os detalhes do que foi gravado na caixa-preta ainda serão averiguados pelo Cenipa, mas, segundo o órgão, a principal função da caixa-preta não está ligada com estabelecer culpados pelos acidentes, mas sim ajudar a identificar as causas e ajudar na prevenção deles.
Apesar do nome, as caixas-pretas são pintadas de laranja, uma cor que pode ser vista à distância, o que facilita as buscas em casos de acidentes.
Kommentare